
Prevenção de lesões na virilha no desporto
Devido às forças excêntricas que stressam o complexo músculo-tendinoso durante side-to-side cutting (deslocamento lateral), chuto e movimento poderoso de patinagem, os adutores da anca são o grupo muscular mais comumente lesados em lesões na virilha relacionados com o desporto. Demonstrou-se que um programa de exercício, que inclui exercícios de fortalecimento e de coordenação dos adutores, é eficaz na dor de longa data na virilha.
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de exercícios específicos de prevenção de lesão na virilha no desporto. Foi pesquisada informação em relação a este assunto - parece que há poucas evidências disponíveis; o foco principal no entanto, foi em jogadores de futebol.
Um fator de risco significativo que leva à dor na virilha é a fraqueza dos adutores da ancal. Um programa de prevenção específica tem demonstrado reduzir cerca de 19% das lesões em jogadores de futebol. O programa inclui exercícios excêntricos e concêntricos dos músculos adutores e exercícios de coordenação para os músculos abdominais.
Há uma diferença dependente do sexo entre homens e mulheres: o efeito preventivo em mulheres parece ser maior do que em homens. A dor na virilha em mulheres pensa-se estar relacionada a diferentes estruturas anatómicas em relação aos homens, e a cinemática das extremidades inferiores têm mostrado variar muito entre os sexos.
Embora os programas de prevenção de lesões sugerem que uma abordagem especificamente orientada pode ser relevante e útil em jogadores de futebol, esta revisão sistemática não encontrou disponível nenhum estudo estatisticamente significativo sobre lesões na virilha relacionados com o desporto. Mais estudos são necessários para confirmar esta hipótese.
> A partir da: Esteve et al., Br J Sports Med 49 (2016) 785-791. Todos os direitos reservados a BMJ Publishing Group Ltd.. Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Sofia Ferreira.
