
Substituição do quadril após lesão esportiva
Ter uma lesão no quadril ou na coxa triplica a taxa de risco de sofrer cirurgia de substituição do quadril dentro de 15 anos. As fraturas do fêmur e as luxações do quadril são as lesões mais fortemente associadas a uma futura substituição do quadril. Estas são conclusões de um estudo populacional, que registrou um total de 64.750 lesões esportivas, levando a atendimento de emergência e / ou hospitalização durante o período do estudo.
Embora a relação entre lesão no joelho e desenvolvimento futuro de osteoartrite esteja bem estabelecida, o mesmo não pode ser dito para lesões no quadril, especialmente aquelas sofridas durante a prática esportiva. Para esclarecer essa associação, este estudo teve como objetivo determinar a probabilidade de substituição do quadril dentro de quinze anos de uma lesão esportiva no quadril ou coxa e sua carga financeira.
Este foi um estudo de base populacional no estado australiano de Victoria, que registrou todas as apresentações nos departamentos de emergência de hospitais públicos e privados relacionados a lesões esportivas entre 1 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2005. O desfecho primário foi o tempo entre lesão e cirurgia de substituição do quadril.
Das 64.750 lesões esportivas incluídas neste estudo, 815 envolveram o quadril ou a coxa; Foram realizadas 368 substituições de quadril. O custo associado às 368 substituições de quadril foi de US $ 10 milhões.
Foi demonstrado que em pessoas que sofreram uma lesão no quadril ou na coxa e evoluíram para a substituição do quadril, o tempo médio entre lesão e substituição do quadril foi de 5 anos.
Esses achados, juntamente com o ônus financeiro adicional das cirurgias, enfatizam a importância de programas eficazes de prevenção de lesões e protocolos de reabilitação adequados para lesões no quadril.
Expert opinion
Este é um estudo interessante, pois mostra uma progressão (talvez) surpreendentemente rápida das lesões no quadril para a substituição do quadril em nível populacional.
A magnitude do aumento da probabilidade em comparação com lesões não relacionadas ao quadril mostra a importância de abordar a causa dessas lesões em nível comunitário e não apenas em atletas de elite.
Embora o pesado ônus financeiro das substituições de quadril seja provavelmente menos surpreendente, é outro fator que deve incentivar o investimento no tratamento das causas dessas lesões em toda a população.
> A partir da: Ackerman et al., Phys Ther Sport 41 (2020) 9-15 (Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a: Elsevier Ltd. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Patricia Maria Soares de Oliveira.
