Art & Design

Escrito por Mies van den Biggelaar.

M. Elsevier Stokmans
Image by: M. Elsevier Stokmans

Estátua de Buda contém monge mumificado

De um templo na China, a um mercado na Holanda, para as mãos de um comprador privado, trazido a um especialista e, finalmente, submetido a uma TC. Esta estátua de um Buda sentado revelou um segredo extraordinário no final da sua longa viagem: quando submetida a uma TC foi encontrado um monge budista mumificado de 1000 anos de idade.

Uma TC e uma endoscopia realizada pelo Museu Drents no Meander Medical Centre Amersfoort com sede na Holanda, revelou os restos mumificados do mestre budista Liuquan, da Escola de Meditação Chinesa.
 
O monge está sentado na posição de lótus e os pesquisadores acreditam que ele pode ter praticado a auto-mumificação, que é uma tradição conhecida em países como China, Japão e Tailândia. O processo de auto-mumificação que inclui uma dieta especial, bem como beber um chá venenoso, para que o corpo ficasse demasiado tóxico para ser comido por vermes.
 
"Nós suspeitamos que nos primeiros 200 anos, a múmia foi exposta e adorada num templo budista na China... Apenas no século XIV é que eles fizeram a transformação numa bela estátua." disse um dos pesquisadores, Vincent van Vilsteren (curadora de arqueologia no Museu Drents).
Uma das maiores descobertas feitas com a TC foi que os órgãos da múmia foram retirados. Vincent van Vilsteren declarou: "Pensamos que seria tecido pulmonar, mas em vez disso, encontramos pequenos pedaços de papel coberto com caracteres chineses."

 

 
 
 
Jan van Esch
Image by: Jan van Esch

Marcações: Tomografia Computadorizada, Buda , Museu Drents , Múmia

Please log in or create an account to place comments. It's free and takes only a minute.