
Treinamento de resistência para sintomas de dor de cabeça
A prescrição de exercícios faz parte do gerenciamento da dor de cabeça. Este estudo procurou determinar o impacto de um programa de treinamento de força de membro superior sobre os sintomas de cefaléia e encontrou benefícios significativos na redução da frequência e intensidade da cefaleia.
573 trabalhadores de uma autoridade administrativa pública nacional na Dinamarca foram agrupados aleatoriamente em um dos 5 grupos:
1) Treinamento supervisionado por 1 hora por semana;
2) Treinamento supervisionado por 20 minutos, 3 vezes por semana;
3) Treinamento supervisionado por 7 minutos, 9 vezes por semana;
4) Supervisionado apenas durante a primeira semana, 20 minutos, 3 vezes por semana;
5) Grupo de referência - sem treinamento.
Todos os grupos de intervenção realizaram os mesmos exercícios com halteres, iniciando com um aquecimento de 10 repetições de cada exercício (aproximadamente 50% de 1RM). Os exercícios foram inicialmente realizados a uma carga de aproximadamente 20RM e progrediram para 8RM ao longo das semanas. O programa de treinamento incluiu: elevação frontal, elevação lateral, crucifixo, recolhimento de ombros e extensão do punho.
Após o período de intervenção, um total de 344 participantes (60%) completaram os questionários de acompanhamento.
Os resultados indicam que 1 hora de treinamento de resistência de membros superiores por 20 semanas, independentemente da distribuição do tempo ao longo da semana, foi capaz de reduzir significativamente a frequência e a intensidade da cefaleia, mas apenas as sessões supervisionadas (Grupo 1-3) demonstraram uma redução no uso de analgésicos para dores de cabeça.
Os resultados deste estudo sugerem que um programa regular de fortalecimento dos membros superiores pode levar a uma redução significativa dos sintomas da dor de cabeça.
