
Desempenho dos músculos escapulares em indivíduos com EL
O tratamento conservador dos indivíduos com epicondialgia lateral (EL) é, infelizmente, associado a maus resultados a longo prazo, sugerindo um processo de reabilitação abaixo do esperado. Já desde há algum tempo, tem sido reivindicado que a função dos músculos escapulares está inerentemente correlacionada com sintomas na face lateral do cotovelo. O objectivo do seguinte estudo foi determinar a força muscular escapular, a resistência e as alterações na densidade entre indivíduos com EL, em comparação com o cotovelo contralateral, bem como o membro correspondente num grupo de controlo.
28 pacientes com EL foram combinados com 28 controlos saudáveis. O lado sintomático do grupo com EL apresentou valores significativamente menores no que diz respeito à força do trapézio médio, grande dentado, trapézio inferior, juntamente a uma diminuição da resistência e densidade do grande dentado comparativamente ao grupo de controlo. Além disso, o cotovelo sintomático era mais fraco ao nível do trapézio inferior e do grande dentado comparado com o cotovelo assintomático do grupo com EL.
Estes resultados sugerem a avaliação e potencial tratamento da musculatura escapular nesta população de pacientes com EL.
De: Day et al., J Orthop Sports Phys Ther (2015). Todos os direitos reservados ao Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. Clique aqui para o resumo Pubmed. Traduzido por: Rui Pires.
