
Exer-games para a reabilitação no hospital
Um estudo recente do Sul da Austrália tem explorado a capacidade dos chamados "Exer-games" em ajudar os pacientes em um hospital de reabilitação a recuperar sua mobilidade e encontrou um efeito benéfico específico sobre o equilíbrio.
Os idosos podem facilmente perder sua capacidade de andar, sentar e levantar de uma cadeira, ou subir escadas por uma série de razões médicas, tais como acidente vascular cerebral, a fragilidade, com o avançar da idade, fraqueza e instabilidade após uma fratura de quadril, ou apenas sendo 'derrubado' após uma infecção ou agravamento de doenças respiratórias / cardíacas existentes. Qualquer um destes problemas pode significar perda de suas habilidades de equilíbrio e capacidade de exercício.
As pessoas com problemas de mobilidade devido à idade ou condições neurológicas se beneficiam da reabilitação em regime de internamento, especialmente se altas doses de exercício são usadas. No entanto, muitas pessoas internadas em um hospital de reabilitação estão inativas em grande parte do seu dia devido a um número limitado de fisioterapeutas e outros membros da equipe de reabilitação.
Computadores ou vídeo-games interativos que funcionam por movimentos do corpo do jogador (como o Wii ou X-box Kinect) são conhecidos como 'exer-games' e pode aumentar a dose de exercício dentro e fora das sessões de terapia.
Um novo estudo do Sul da Austrália mostra que:
- Exer-games prescritos individualmente por um fisioterapeuta direcionado aos problemas de cada paciente e aos objetivos de reabilitação poderia ser incorporado com segurança em pacientes internados em reabilitação neurológica e geriátrica;
- Adicionando exer-games na reabilitação habitual levou a melhorias de tarefas específicas em equilíbrio (mas não na mobilidade global). A falta de um efeito sobre a mobilidade é decepcionante, mas melhora no equilíbrio é valiosa para a prevenção de quedas.
Os resultados também pareciam promissores para a velocidade de caminhada, passada e auto-avaliação do estado de saúde dos participantes que usaram exer-games, então estes serão o tema de pesquisas posteriores.
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> A partir da: Van den Berg et al., J Physiother 62 (2016) 20-28. Todos os direitos reservados a Elsevier B.V. on behalf of Australian Physiotherapy Association. Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Raphael Vianna.
