
Fisioterapia para pacientes com prótese total do joelho
Esta orientação de prática clínica para próteses totais do joelho (PTJ) da American Physical Therapy Association (APTA) é o resultado de uma revisão sistemática que incluiu 192 estudos.
Vários fatores foram tidos em conta ao determinar a força das recomendações. Estes incluíram a qualidade dos estudos; magnitude do benefício vs. risco, dano, e custos; qualidade, quantidade, e equilíbrio entre benefício e dano dos tratamentos; magnitude do efeito do tratamento e dados sobre medidas de desempenho.
A força das recomendações situou-se entre melhor prática/teórica/de base e forte, com critérios bem definidos para cada nível.
As principais recomendações destas orientações foram:
- Recomendações fortes:
- Deve ser realizado treino motor, tal como marcha, equilíbrio, e simetria de movimento.
- Recomendações moderadas:
- Pacientes com PTJ devem participar em programas pré-operatórios de força e flexibilidade;
- Movimento passivo contínuo não deve ser usado em pacientes com PTJ primária e sem complicações;
- Os fisioterapeutas devem ensinar os pacientes e outros prestadores de cuidados o uso correto de crioterapia para o controlo de dor pós-operatória numa fase inicial
- A estimulação elétrica neuromuscular pode ser usada para melhorar a força do quadricípite, marcha, e medidas de desempenho de performance e reportadas pelo paciente
- O treino de força de alta intensidade deve ser iniciado até sete dias após a cirurgia para melhorar a função, força e ADM
- Um IMC elevado, depressão, e maior comorbidade (mas não diabetes!) estão associados a um pior prognóstico
- Melhor função física e nível de força pré-operatótrio estão associados a um melhor prognóstico
- Pacientes com PTJ devem ser supervisionados por fisioterapeutas.
Apesar de estas recomendações serem baseadas na melhor evidência disponível, os autores alertam para a necessidade de usar bom senso e ter em conta a condição e preferências de cada paciente, bem como os recursos disponíveis para a implementação destas recomendações. As recomendações serão atualizadas após cinco anos.
Quer ler o documento completo? Pode aceder à versão gratuita aqui!
Expert opinion
Este documento não deve definitivamente ser ignorado por profissionais que lidem com PTJ na sua prática diária ou ocasional. Está escrito de forma clara e as mensagens principais estão sumarizadas em pequenas porções, promovendo assim não só intervenções de alto valor mas também recomendando o abandono de algumas intervenções normalmente usadas mas que não trazem valor para o paciente.
Todos os procedimentos que levaram a cada recomendação são claros e o valor (ou falta dele) de cada intervenção ou fator de prognóstico estão explicados detalhadamente para quem quiser uma leitura mais aprofundada. E, melhor ainda, o texto completo é de acesso gratuito! Certifique-se que não deixa passar esta informação!
> A partir da: Jette et al., Phys Ther 100 (2020) 1603-1631 (Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a: The Author(s). Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por José Pedro Correia.
