
Tratamento fisioterapêutico para osteoartrite de joelho
A Comissão Australiana de Segurança e Qualidade em Cuidados de Saúde desenvolveu um "Padrão de Cuidados Clínicos para Osteoartrite do Joelho". O objetivo deste padrão é apoiar a prestação de cuidados baseados em evidências de alta qualidade para pessoas com OA de joelho e minimizar variações inúteis.
Uma pesquisa recente com fisioterapeutas na Austrália mostrou que seus cuidados já estavam alinhados com este Padrão de Cuidados Clínicos. Isso é reconfortante tanto para os pacientes quanto para a profissão de fisioterapia.
Os pesquisadores observaram algumas maneiras pelas quais os pacientes podem obter mais de seus fisioterapeutas.
Os pacientes podem solicitar revisões regulares para monitoramento de longo prazo, para permitir uma intervenção oportuna e / ou encaminhamento se a condição dos pacientes mudar. O monitoramento regular permite que os fisioterapeutas modifiquem ou progridam os programas de exercícios ao longo do tempo para fornecer estímulo fisiológico suficiente para benefícios à saúde e para adicionar variedade para facilitar a adesão a longo prazo.
Os pacientes também podem buscar aconselhamento sobre o que as evidências existentes dizem sobre os benefícios relativos das intervenções fisioterapêuticas versus medicamentos para a dor e cirurgia no joelho. Muitos ensaios comparativos comparando tais intervenções já foram concluídos e os fisioterapeutas estão bem cientes dos resultados.
Os fisioterapeutas podem aumentar o foco psicossocial do cuidado, uma vez que os fatores psicossociais demonstraram influenciar os resultados do tratamento. Os fisioterapeutas também podem contribuir com conselhos sobre a perda de peso.
Quer ler mais a fundo este tópico? Dê uma olhada na versão completa gratuita deste artigo publicado no Journal of Physiotherapy!
> A partir da: Teo, J Physiother 66 (2020) 256-265. Todos os direitos reservados a: Australian Physiotherapy Association. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Lucas V. Lima.
