
Efeitos da manipulação visceral na dor lombar
Apesar de existir um corpo extenso de literatura, que investiga tratamentos para a dor lombar (DL), as intervenções recomendadas resultam apenas em pequenos efeitos benéficos. Este estudo teve como objectivo investigar se a adição de novos tratamentos, como a manipulação visceral, pode melhorar os resultados na DL. Este estudo sugere que a manipulação visceral, como tratamento, não é necessária nas fases iniciais da DL, mas pode ser considerada em pacientes que não estão a recuperar apropriadamente nas primeiras semanas.
A manipulação visceral é uma técnica terapêutica manual direccionada para melhorar as anormalidades de movimento dos órgãos internos.
64 pacientes com DL foram incluídos e distribuídos por dois grupos cegos. 32 pacientes receberam um tratamento de fisioterapia padrão, mais manipulação visceral e 32 pacientes receberam igualmente um tratamento de fisioterapia padrão e manipulação visceral placebo durante um período de 6 semanas. A terapia placebo foi realizada em áreas abdominais que não estão envolvidas em qualquer sentido para problemas viscerais.
Após 6 semanas de intervenção, não se identificaram diferenças ao nível da dor. Na 52ª semana de seguimento, o grupo que tinha recebido adicionalmente manipulação visceral teve uma redução de dor de 1.69 pontos na escala numérica de dor. Em nenhum momento se verificaram melhorias na incapacidade e função após a manipulação visceral.
> A partir da: Panagopoulos et al., Eur J Pain 19 (2016) 899-907. Todos os direitos reservados a The Author(s). Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Rui Pires.
