
Efeitos terapêuticos 12 anos após operação a hérnia de disco
A dor lombar é uma lesão comum na população adulta em geral e é a causa mais comum de deficiências funcionais. Discectomia lombar é uma operação muito realizada nesses pacientes. Resultados de curto prazo revelaram o benefício funcional, bem como a redução da dor nestes pacientes depois de receber um tratamento fisioterapêutico no pós-operatório. No entanto, nenhum estudo até agora avaliava efeitos a longo prazo (> 5 anos) de fisioterapia no pós-operatório.
No geral, este Estudo Randomizado Controlado (ERC) mostrou que os pacientes que receberam fisioterapia após cirurgia de hérnia de disco eram mais propensos a recuperar um bom estado de saúde funcional e mostrou que os pacientes que receberam fisioterapia têm sido capazes de manter os efeitos benéficos. Embora a fisioterapia possa ser superior a nenhuma intervenção, ela pode não ser superior ao grupo do "falso tratamento".
> A partir da: Ebenbichler et al., Clin Rehabil 29 (2016) 548-560. Todos os direitos reservados a Aos Autores. Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Raphael Vianna.
