
Efeito da massagem esportiva no desempenho e recuperação
A evidência atual sugere que a massagem não leva a uma melhoria significativa nas medidas de desempenho (corrida, salto, força, resistência, flexibilidade ou fadiga). No entanto, em comparação com a não- intervenção, esta revisão sistemática observou um pequeno benefício no atraso ou prevenção da dor muscular tardia (DOMS) e na flexibilidade.
A massagem esportiva é extremamente comum em ambientes de elite e amadores. Também constitui uma grande indústria de serviços composta por profissionais e dispositivos que propõem melhor recuperação e desempenho. Porém, a massagem está associada a altos custos financeiros e consumo de tempo, o que torna fundamental entender quais são seus benefícios e limitações.
Esta revisão sistemática e meta-análise incluiu 29 estudos randomizados envolvendo 1.012 participantes. As medidas de desempenho e recuperação utilizadas foram sprint, salto, força, resistência, flexibilidade, fadiga e DOMS, com uma meta-análise separada realizada para cada medida. A heterogeneidade do estudo foi avaliada pelo cálculo do valor de I2.
Embora esta seja a maior meta-análise sobre o efeito da massagem esportiva no desempenho e na recuperação até o momento, ela ainda contém limitações importantes. Havia uma ampla gama de técnicas de massagem e protocolos de estudo nos estudos incluídos, o que limita os tamanhos de efeito das comparações
Além disso, alguns dos efeitos significativos observados (na flexibilidade e DOMS) originaram-se de estudos com alta heterogeneidade e são influenciados por estudos de outlier único. O efeito em DOMS também é afetado pelo efeito placebo devido à sua subjetividade.
Os resultados desta revisão, portanto, sugerem que aqueles que trabalham com atletas devem reconsiderar o uso da massagem e o que se deve esperar dela. Os parâmetros ideais de massagem (técnica, duração) ainda precisam ser estabelecidos
Quer se aprofundar neste tópico? Acesse a versão completa gratuita deste artigo online aqui!
Expert opinion
Esta é uma revisão interessante que nos leva a olhar criticamente para a enorme importância dada à massagem no ambiente esportivo. Embora seja improvável que leve a uma mudança drástica da noite para o dia na "cultura da massagem", os efeitos objetivos da massagem devem ser vistos como limitados.
Isso não significa, entretanto, que um atleta pode não se sentir melhor subjetivamente após a massagem e, portanto, ter um desempenho melhor. O que isso nos diz é gerenciar expectativas e não necessariamente ver isso como uma necessidade.
Vale a pena conferir mais detalhes sobre o efeito em cada medida, já que a revisão está acessível como um texto completo livre.
> A partir da: Davis et al., BMJ Open Sport Exerc Med 6 (2020) e000614. Todos os direitos reservados a: The Author(s). Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Lucas V. Lima.
