
Mobilização espinhal e neurodinâmica para radiculopatia
A radiculopatia lombar envolve o comprometimento de uma raiz nervosa lombar, resultando em déficits sensoriais e / ou motores; ele também pode ser associado à dor.
Esse estudo descobriu que a adição da "Mobilização espinhal com movimento da perna" (MEMP) a um programa de exercícios e eletroterapia resultou em melhores resultados para as pessoas com radiculopatia lombar.
Um total de 60 participantes foram alocados aleatoriamente para as seguintes intervenções que foram realizadas durante 6 sessões durante um período de 2 semanas:
- Exercícios de mobilização neural (tilt pélvico em 4 apoios e sentar nos calcanhares) e estimulação elétrica transcutânea (TENS) (50 minutos)
- Um programa idêntico, com a adição de MEMP (55 minutos)
De acordo com os princípios da técnica de Mulligan, todos os participantes neste estudo precisaram demonstrar melhora em sua faixa de Straight Leg Raise (SLR) com uma aplicação da técnica MEMP a ser incluída Neste estudo, a técnica MEMP envolveu o participante deitado em seu lado não afetado e movendo sua perna afetada para sua faixa livre de dor de SLR. Nesse meio tempo, o terapeuta aplicou uma pressão transversal no processo espinhoso acima do nível espinhal afetado. Isto foi repetido durante 2-3 séries de 6-8 repetições com sobrepressão sem dor aplicada à gama SLR como uma progressão da técnica. Seguiu-se uma técnica passiva de deslizamento neural de flexão / extensão do quadril / joelho na mesma posição. Ambos os grupos demonstraram melhorias nos sintomas, no entanto a adição de SMWLM teve resultados significativamente maiores a curto e longo prazo na satisfação do paciente, dor, incapacidade e SLR. ROM.
Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que a adição de MEMP em pacientes selecionados com radiculopatia lombar pode ser benéfica.
Expert opinion by Ann Le
Este estudo bem desenhado fornece apoio promissor para o MEMP de Mulligan.
Seria interessante omitir a aplicação da TENS em ambos os grupos para determinar o efeito dos exercícios de mobilização neural.
É necessário enfatizar que, como todas as técnicas de Mulligan, um teste da técnica de pelo menos 1 repetição deve resultar em alguma melhoria objetiva que valha a pena continuar.
> A partir da: Satpute, Arch Phys Med Rehabil 100 (2019) 828-836. Todos os direitos reservados a: American College of Rehabilitation Medicine. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Raphael Vianna.
