
Quadro para a etiologia de lesões relacionadas à corrida
Os autores revisaram as evidências disponíveis sobre a etiologia das lesões de corrida para criar um quadro que atenda mais adequadamente a natureza multifatorial dessas condições. Eles propuseram 4 grupos de causas que devem ser levados em consideração ao estudar, gerenciar ou tentar projetar programas de prevenção de lesões na corrida.
Correr é uma atividade mundialmente popular com múltiplos benefícios de saúde bem descritos. Entretanto, como qualquer atividade esportiva, isso implica em riscos de patologia musculoesquelética que limita significativamente a participação.
Embora se saiba que as lesões de corrida são multifatoriais, pouca atenção foi dada a como as doses de carga e exposição interagem com cada fator individual. Assim, os autores visaram conceituar a etiologia das lesões de corrida de forma a facilitar análises de dados, bem como hipóteses e projetos de esquemas de prevenção.
Os autores incluíram 4 partes no seu quadro: capacidade de carga específica da estrutura antes da execução, carga cumulativa específica da estrutura por sessão em execução, redução da capacidade específica da estrutura durante a execução e excedendo a capacidade específica da estrutura.
Este quadro acrescenta à base de conhecimento existente, destacando a distinção entre participação e carga cumulativa específica da estrutura.
Além das implicações na elaboração de hipóteses, análises de dados e procedimentos de coleta de dados com o potencial de melhorar a qualidade do estudo, a melhor compreensão das lesões de corrida trazidas por este quadro permite a aplicação prática ao projetar esquemas de prevenção de lesões, aumentando a participação em última instância.
> A partir da: Bertelsen et al., Scand J Med Sci Sports 27 (2017-12-12 20:33:55) 1170-1180 (Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a: John Wiley & Sons Ltd. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Patricia Maria Soares de Oliveira.
