
Reabilitação da instabilidade multidirecional do ombro
A instabilidade multidirectional (IMD) da articulação glenoumeral é um fenómeno complexo que envolve a subluxação e/ou deslocação articular em múltiplas direções. A IMD é frequentemente atraumática e normalmente não envolve alterações estruturais patológicas. Este RCT de elevada qualidade comparou 2 programas de reabilitação; Rockwood e Watson.
Os resultados deste estudo sugerem que, apesar de ambos os programas demonstrarem um melhoramento significativo em várias medidas, o programa de Watson levou a maiores ganhos a longo prazo.
O programa de Rockwood centra-se no fortalecimento conjugado do deltóide e dos músculos da coifa dos rotadores, enquanto que o programa de Watson progride através de várias fases, inicialmente com atividade escapular, seguida de fortalecimento da coifa dos rotadores e deltóide, e finalmente com atividades funcionais.
Um total de 41 participantes entre as idades de 12-35 anos (cumprindo critérios de inclusão estritos) foram aleatoriamente distribuídos para os programas de Watson ou Rockwood. Os participantes de cada grupo frequentaram uma sessão com um Fisioterapeuta uma vez por semana durante 12 semanas e foram também instruídos a executar exercícios em casa.
O Melbourne Instability Shoulder Score (MISS) e o Western Ontario Shoulder Index (WOSI) foram escolhidos como as medidas de desempenho primárias. Outras medidas secundárias foram também utilizadas.
Os resultados indicam que os participantes no grupo Watson demonstraram mais ganhos funcionais de acordo com o WOSI (às 12 e 24 semanas) e com o MISS (às 24 semanas). Às 12 semanas, a proporção de participantes que reportaram dor como o fator limitante para a abdução era também significativamente menor no grupo Watson. Adicionalmente, a dor às 24 semanas era também significativamente menor do que no grupo Rockwood.
Para concluir, esta comparação direta entre programas de reabilitação para indivíduos com IMD sugere que o programa de Watson produz ganhos funcionais e redução de dor significativamente maior do que o programa de Rockwood.
Expert opinion by Ann Le
Este é um estudo de elevada qualidade que dá bastante apoio ao programa de Watson. Contudo, é importante realçar que os exercícios do programa de Watson são mais complexos dos que o do programa de Rockwood – este fator deve ser tido em consideração ao determinar que programa deve ser implementado em cada pessoa.
É interessante verificar que este estudo demonstrou que, apesar de uma menor aderência ao programa de Watson, os participantes neste grupo atingiram ainda assim melhores ganhos funcionais e nível de dor.
> A partir da: Warby et al., Am J Sports Med 46 (2018) 87-97. Todos os direitos reservados a: The Author(s). Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por José Pedro Correia.