
Tele-avaliação (avaliação remota pela internet) da marcha
As velocidades normais da Internet permitem uma telessecção possível de marcha e auxiliares de marcha. No entanto, os autores deste estudo alertam que algumas configurações de taxa de quadros mais baixa e largura de banda podem limitar a confiabilidade das avaliações de altura da bengala. Esses achados podem ajudar a aumentar o alcance dos cuidados de reabilitação e ampliar o escopo dos serviços prestados remotamente.
A análise da marcha é um componente importante de muitos programas de reabilitação. Embora seja melhor executá-lo pessoalmente e com equipamento apropriado, essas configurações são caras e não estão prontamente disponíveis clinicamente.
Com o aumento da oferta de serviços de telereabilitação, é possível realizar remotamente a análise da marcha por meio de equipamentos vestíveis, mas isso também exige muito em termos de recursos e sincronização de dados. Portanto, é relevante determinar se a análise da marcha pode ser realizada usando apenas qualidade de internet e vídeo normalmente disponível.
Este estudo comparou o viés geral, a validade e a confiabilidade entre avaliadores da análise da marcha e avaliação da altura da bengala entre vídeos presenciais, em câmera lenta e com velocidade normal em várias taxas de quadros e velocidades de largura de banda. Um total de 42 indivíduos foram elegíveis para a análise da marcha e da altura da bengala, respectivamente.
A escala de Marcha para Avaliação da Mobilidade Orientada ao Desempenho de Tinetti (POMA-G) foi utilizada para avaliação da marcha; trata-se de uma escala de 7 itens que requer apenas uma cadeira, um cronômetro e uma passarela de aproximadamente 4,6 m (15 pés) para administração. As imagens foram gravadas em diferentes taxas de quadros (8, 15 e 30 quadros por segundo) e transmitidas em diferentes larguras de banda (128, 384 e 768 kB por segundo).
A confiabilidade entre avaliadores do POMA-G foi moderada a boa em todas as configurações de conexão testadas (0,66-0,77). A avaliação presencial (0,63) e o vídeo com velocidade normal (0,74) mostraram validade moderada.
Em relação à avaliação da altura da bengala, a mesma faixa de valores foi encontrada para a confiabilidade inter-examinadores, exceto para larguras de banda e taxas de quadros mais baixas, enquanto a validade foi boa para avaliação presencial (0,80) e vídeo em velocidade normal (0,86).
A tele-avaliação da marcha e da altura da cana parece, portanto, uma ferramenta viável, usando a qualidade de internet e vídeo normalmente disponível.
Deseja ler o artigo completo? Você pode encontrar a versão em texto completo gratuita aqui!
Expert opinion
Nesse período de mudanças acentuadas na prestação de serviços de saúde, é interessante ver que este é um serviço que pode ser fornecido remotamente com qualidade aceitável, usando os recursos normalmente disponíveis.
Este artigo mostra como devemos ser adaptáveis às circunstâncias para manter um atendimento de qualidade e satisfação do paciente. Uma leitura interessante com implicações que podem ir muito além do paradigma atual de atendimento remoto e moldar os padrões de práticas futuras.
> A partir da: Venkataraman et al., Phys Ther 100 (2020) 708-717 (Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a: Oxford University Press. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Lucas V. Lima.
