
Atividade muscular do ombro durante abdução em CCA e CCF.
Este estudo revelou que abdução em cadeia cinética aberta (CCA) promove o recrutamento dos músculos da coifa dos rotadores, realçando o seu papel na resposta a atividade do deltoide medio.
Pelo contrário, a abdução em cadeia cinética fechada (CCF) coloca uma menor exigência na coifa dos rotadores, dado que o movimento e realizado com estabilização externa.
Desta forma, exercícios em CCF podem ser começados mais cedo no processo de reabilitação. De todos os músculos estudados, apenas a atividade do deltoide medio foi semelhante em todos os exercícios e níveis de carga.
Os exercícios em CCF têm ganho popularidade como uma alternativa aos tradicionais exercícios em CCA usados na reabilitação do ombro. Os exercícios em CCF produzem maior compressão articular, reduzindo a necessidade de controlo muscular da translação articular. Contudo, não existem estudos que comparam a atividade muscular em CCF (prensa de ombro) e em CCA (pesos livres).
29 voluntários saudáveis foram submetidos a avaliação por EMG durante exercícios de abdução do ombro a 25%, 50% e 75% de 1RM. Foram colocados sensores superficiais e de profundidade no supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular, serratil anterior, trapézio inferior e deltoide medio.
Com exceção do deltoide medio, todos os outros músculos mostraram diferenças de atividade de acordo com a carga e tipo de exercício.
Os resultados apoiam o uso de exercícios em CCF mais cedo na reabilitação, visto que requerem um menor nível de atividade muscular para a mesma carga e permitem o uso de uma maior amplitude de movimento.
Exercícios em CCA podem ser usados quando o objetivo e reabilitar o ombro em preparação para atividades funcionais.
> A partir da: Reed et al., J Sci Med Sport 21 (2017) 462-466 (Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a: Elsevier Ltd. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por José Pedro Correia.
