
Força isocinética do manguito rotador em atletas específicos
Nesta revisão, os autores encontraram evidências de uma menor razão de desaceleração funcional (rotação externa excêntrica / rotação interna concêntrica) em atletas de arremesso (Overhead), principalmente impulsionada por um aumento no poder de rotação interna. Apesar disso, não houve consenso sobre qual programa de exercícios é mais eficaz quanto à correção dessa razão.
Esportes com arremesso (Overhead) colocam um grande estresse no ombro devido ao movimento de lançamento repetitivo. Acredita-se que os desequilíbrios na força do manguito rotador estejam relacionados a aumento do risco de lesão ao colocar um estresse excessivo nos estabilizadores passivos.
Atualmente, não há consenso sobre a relação ótima de força do ombro ou sobre o efeito potencial do exercício sobre ele. Assim, os autores objetivaram rever a literatura sobre os índices de força do manguito rotador em atletas de esportes de arremesso e como isso é influenciado por programas de exercício.
14 estudos investigando a força isocinética do manguito rotador em atletas de esportes de arremesso foram incluídos nessa revisão. For realizada avaliação do risco de viés. Todos os estudos foram classificados em nível de evidência B.
A revisão mostrou evidências de aumento da rotação interna no ombro dominante. Os valores de desaceleração funcional variaram de 0,46 a 1,05. Os dados relativos ao efeito do exercício nessa variável não permitiram a obtenção de consenso sobre quais parâmetros têm um efeito benéfico.
> A partir da: Berckmans et al., Phys Ther Sport 27 (2017) 65-75(Publ. antes do impresso). Todos os direitos reservados a Elsevier Inc.. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Lucas V. Lima.
