
A Fascite plantar é a condição de pé mais comum e responsável por até 15% de todas as queixas em pés de adultos que requerem cuidados profissionais.
O aumento da espessura da fáscia plantar está associada a sintomas (níveis alterados de dor) e propriedades de compressão alterados de almofada de gordura em pessoas com dor no calcanhar. Dor no calcanhar/ fascite plantar muitas vezes é vista como uma condição crônica, com duração dos sintomas superior a 1 ano.
Os fatores de risco podem incluir limitação da ADM (Amplitude de Movimento) da dorsiflexão do tornozelo, IMC elevado em indivíduos não atletas, corrida, e as atividades de suporte de peso relacionadas com o trabalho. A categoria ICD da fascite plantar e a categoria ICF baseada na incapacidade associada à dor no calcanhar (b28015 Dor no membro inferior, b2804 dor irradiada em um segmento ou região).
A história clínica e o exame físico devem incluir:
. Dor Plantar interna no calcanhar: especialmente nos primeiros passos depois de um período de inatividade e transferência de peso prolongada
. Dor no Calcanhar provocada por um aumento recente na atividade de transferência de peso
. Dor à palpação na inserção proximal da fáscia plantar
. Teste windlass Positivo
. Testes do túnel do tarso negativos
. ADM activa e passiva Limitadas de dorsiflexão na articulação talocrural
. Foot postural Index score anormal (FPI)
. IMC elevado em indivíduos não atletas
Ultra-sons de diagnóstico podem ser utilizados para avaliar a espessura dafáscia plantar.
Recomendações para o tratamento são terapia manual no tratamento de deficits de mobilidade articular da extremidade inferior e flexibilidade da perna. O tratamento para diminuir a dor e melhorar a função em indivíduos com dor no calcanhar / fascite plantar deverá ser considerado.
O uso de específico da fascia plantar e alongamento dos gémeos / solhar para proporcionar alívio da dor em indivíduos com dor no calcanhar / fascite plantar. Devem ser prescritos exercícios de fortalecimento e treino de movimento para os músculos que controlam a pronação e atenuam as forças durante as atividades de levantamento de peso.
Para diminuir a dor e melhorar a função, podem usar-se almofadas de calcanhar e órteses que suportem o arco interno do pé. Pode ainda recorrer-se como opção às ligaduras antipronação e ligaduras funcionais aplicadas a nível dos gémeos e da fáscia plantar. Um programa de 1 a 3 meses de talas nocturnas mostrou-se como outra opção. A construção de calçado Rocker-bottom em conjunto com uma ortótese plantar, e um sapato de rotação durante a semana de trabalho para aqueles que ficam em pé por longos períodos são opções em aberto para o terapeuta.
A terapia manual, o alongamento e as órteses de pé é o preferido em vez de modalidades eletroterapêuticas. Os clínicos podem ou não usar iontoforese para proporcionar alívio da dor a curto prazo e melhorar a função, no entanto fonoforese com gel cetoprofeno pode reduzir a dor A utilização da terapia laser de baixa intensidade para reduzir dor e limitações de atividade é garantido.
A Educação e o aconselhamento sobre estratégias de exercícios para ganhar ou manter a percentagem corporal ideal de massa magra para indivíduos com dor no calcanhar/ fascite plantar.
O uso do ultra-som, ESWT e ponto de gatilho com punção seca não pode ser recomendada para indivíduos com dor no calcanhar/ fascite plantar.
Estas orientações não têm a intenção de servir como um padrão de cuidados médicos, mas devem ser consideradas como uma linha orientadora. Planos de procedimento ou tratamento clínico devem ser baseados na experiência e conhecimento clínico e na apresentação clínica do utente; as evidências disponíveis; as opções de diagnóstico e tratamento disponíveis; assim como dos valores, expectativas e preferências do utente.
> De: Martin et al, J Orthop Sports Phys Ther 44 (2014) A1-A23. Todos os direitos reservados ao Orthopaedic Seção, American Physical Therapy Association (APTA), e no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. Traduzido por Lidia da Silva Farinha.