
Barreiras e facilitadores para a implementação do TTCM
A lesão traumática é a causa mais importante de limitação funcional de longo prazo em adultos jovens, sendo responsável por mais anos perdidos de produtividade do que outras condições nesta população.
Para melhorar o processo de reabilitação de pacientes com trauma, um grupo de fisioterapeutas da Holanda desenvolveu o Transmural Trauma Care Model (TTCM).
O TTCM consiste em um ciclo de feedback contínuo, no qual uma equipe multidisciplinar baseada no hospital supervisiona uma rede de fisioterapeutas da atenção primária durante o processo de reabilitação de pacientes com trauma.
Eles mostraram que o modelo estava associado a melhores resultados para os pacientes e que pode ser considerado custo-efetivo em comparação com o atendimento regular. Eles também realizaram uma avaliação de processo, que estabeleceu que o programa pode ser bem implementado na prática do mundo real. Além disso, a avaliação do processo envolveu entrevistas com as partes interessadas para estabelecer o que ajudaria ou dificultaria a implementação do projeto.
As partes interessadas recomendam que uma maior fidelidade possa ser alcançada com um grupo de direção, vias de comunicação claras, descrição clara de responsabilidades, reuniões de reflexão e reembolso apropriado.
Quer ler mais a fundo neste tópico? Dê uma olhada na versão completa gratuita deste artigo publicado em Journal of Physiotherapy!
> A partir da: Wiertsema, J Physiother 67 (2021) 298-307. Todos os direitos reservados a: Australian Physiotherapy Association. Clique aqui para ver o resumo. Traduzido por Patricia Maria Soares de Oliveira.
