
Exercício de Resistência lento vs Treinamento excêntrico para a TA
Este estudo de controlo, com um observador cego e randomizado, comparou a eficácia do treinamento pesado de resistência lento (TPRL) e treinamento excêntrico para o tratamento de Tendinopatia de Aquiles (TA) na porção média do tendão crónica. Ambos os grupos de exercício melhoraram significativamente em suas pontuações no questionário VISA-A, nas 12 e 52 semanas de acompanhamento, mas não houve diferença significativa entre os grupos.
A última década viu um aumento significativo na popularidade de exercícios excêntricos como o tratamento de escolha para a Tendinopatia de Aquiles, embora tenha sido demonstrado que até 45% dos pacientes podem não responder ao protocolo. Um estudo recente em Tendinopatia Patelar reportou resultados superiores para o TPRL quando comparado ao treinamento excêntrico.
Neste estudo de controlo randomizado e com um observador cego, 58 atletas amadores foram recrutados com diagnosticode TA na porção média do tendão. Os participantes foram alocados aleatoriamente para TPRL ou treinamento excêntrico e as pontuações no questionário VISA-A foram tomadas no início do estudo, nas 12 semanas e nas 52 semanas posteriores.
Embora ambos os grupos tenham apresentado melhorias clinicamente significativas em suas pontuações VISA-A, não houve diferença significativa entre os dois grupos de exercício. Curiosamente a satisfação do paciente foi significativamente maior no grupo TPRL em comparação com o grupo excêntrico. Este estudo acrescenta peso à crença de que pode ser o tempo de tensão sobre o tendão que importa no tratamento de TA, em vez do componente excêntrico especificamente.
> De:. Beyer et al, Am J Sports Med 43 (2015) 1704-1711. Todos os direitos reservados ao autor (s). Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Raphael Vianna - Fisioterapeuta.
