
Gestão do câncer de pulmão pela Fisioterapia
Fisioterapia pode não ser o seu primeiro pensamento se você é diagnosticado com câncer de pulmão, mas uma recente revisão de alta qualidade sobre o assunto mostra que os fisioterapeutas têm muito a oferecer neste grupo de pacientes.
Se a cirurgia envolve uma incisão entre as costelas, fisioterapeutas também podem oferecer alongamentos e exercícios eficazes para os ombros e tronco depois, para garantir que a força e mobilidade retornem. Para os pacientes cuja mobilidade já se deteriorou, o treino de mobilidade (concentrando-se sobre quaisquer deficiências, tais como equilíbrio ou a resistência) também pode ser fornecido. Em pacientes com doença avançada que preferem optar por tratamento paliativo, fisioterapeutas podem oferecer vários meios para possibilitar alívio da dor e falta de ar.
Com centenas de artigos publicados sobre este tema de amplo alcance, a evidência tem de ser navegada com cuidado. Precauções para o exercício e outras intervenções fisioterapêuticas precisam ser consideradas. Drª. Granger oferece orientação especializada em um artigo completo livre, publicado no Jornal de Fisioterapia Jornal de Fisioterapia.
> A partir da: Granger, J Physiother 62 (2016) 60-67. Todos os direitos reservados a Australian Physiotherapy Association. Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Raphael Vianna.
