
Os Fisios estão a ajudar a diminuir a dor durante o parto
Um novo estudo publicado no Journal of Physiotherapy analisou a utilização de eletro-estimulação transcutânea (ou TENS, como é mais comumente conhecido) durante o parto. O uso de TENS reduziu significativamente a dor sentida durante o parto, sem efeitos adversos presentes.
TENS é um método não-farmacológico de alívio da dor. É constituída por uma pequena unidade eléctrica que gera sensações de formigamento confortáveis onde os eletrodos são aplicados sobre a pele. O cérebro tem dificuldade em interpretar tanto a estímulos dolorosos e não-dolorosos ao mesmo tempo, por isso tenta interpretar as informações que está recebendo como "dor" ou "nenhuma dor", dependendo de qual entrada é maior. Se você pode gerar formigamento confortável o suficiente, então você efetivamente bloqueia a dor.
A TENS tem demonstrado ser eficaz no alívio da dor em muitas condições clínicas, embora pareça ser mais eficaz para algumas condições que para outras. No entanto, novas evidências geradas por um estudo publicado no Journal of Physiotherapy mostra que a TENS reduz substancialmente a gravidade da dor sentida durante o parto. A redução do grau da dor atrasou o momento no qual as mulheres solicitam um outro (isto é, farmacológico) alívio da dor. Não houve efeitos adversos sobre a mãe ou o recém-nascido e a duração total do trabalho não aumentou substancialmente pelo uso de TENS.
Quer continuar lendo? Você pode encontrar a versão on-line gratuita deste artigo aqui!
> A partir da: Santana et al., J Physiother 62 (2016) 29-34. Todos os direitos reservados a Elsevier B.V. on behalf of Australian Physiotherapy Association. Clique aqui para ver o resumo Pubmed. Traduzido por Raphael Vianna.
